Translate

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Wakizashi 2025

 Recentemente recebi a imagem final de uma peça muito especial: a minha primeira espada — uma Wakizashi — que foi eleita Melhor Espada da Feliz Knife Show 2025. Começar nessa nova categoria com um prêmio tão expressivo é, para mim, motivo de honra e profunda gratidão.

Mais do que um reconhecimento técnico, esse prêmio representa um marco na minha trajetória, que venho construindo há mais de uma década na cutelaria artesanal.

Esse projeto, como tantos outros que executo, nasce da intenção de equilibrar tradição e inovação — respeitando a estética e os fundamentos clássicos enquanto trago minha própria leitura, usando técnicas manuais, escolhas materiais e processos contemporâneos que expressam minha identidade como cuteleiro.

A lâmina foi forjada em aço damasco, utilizando padrões modernos ocidentais — que me permitem controlar com precisão as camadas, o contraste e a resistência —, mas com formato e proporções inspirados na tradição japonesa do Wakizashi. Essa escolha reflete minha busca em preservar a essência histórica mesmo usando ferramentas e tecnologias atuais.

As marcas do forjador (a minha) e do colecionador foram aplicadas em ouro, reforçando a exclusividade e o valor simbólico da peça. O padrão do damasco e a têmpera foram pensados para oferecer resistência, fluidez nas linhas e sofisticação estética.

A empunhadura (Tsuka) segue o estilo tradicional, com revestimento em couro de arraia (Same) e trançado (Ito) em algodão. O pino (Mekugi) foi feito em bambu, como nas espadas originais, garantindo fixação eficiente e respeito à montagem tradicional.

Os encaixes incluem Habaki, Fuchi e Kashira em cobre, combinados com Seppa em latão. A Tsuba, feita em aço carbono, foi texturizada manualmente e passou por um tratamento térmico que alterou sua coloração de forma natural, sem tintas ou pinturas artificiais — um detalhe que fala sobre o controle do fogo e o tempo no processo artesanal.

A bainha (Saya) foi feita em madeira laqueada, com acabamento pensado para dialogar com a sobriedade da Tsuka e complementar o conjunto de forma elegante.

Essa primeira espada carrega em si o simbolismo do início de um novo capítulo no meu trabalho. Mais do que um objeto, ela é um exercício de respeito, paciência e aprofundamento — algo que busco em cada peça que produzo.

Agradeço ao júri técnico da Feliz Knife Show pelo reconhecimento e a todos que acompanham minha caminhada. Que venham as próximas lâminas, sempre com alma.


I recently received the final image of a very special piece: my first sword — a Wakizashi — which was awarded Best Sword at the 2025 Feliz Knife Show. Starting this new chapter with such a significant recognition is an honor I deeply cherish.

More than a technical award, this piece marks a milestone in my journey as a bladesmith, which I've been building for over a decade through dedication to the craft.

Like many of the works I create, this project was driven by the desire to blend tradition and innovation — respecting classical aesthetics and principles while expressing my own interpretation through manual techniques, material choices, and modern processes.

The blade was forged from Damascus steel using modern Western forging standards, allowing precise control of layering, contrast, and performance. Yet, the shape and proportions were inspired by traditional Japanese Wakizashi design, reflecting my effort to remain faithful to classical forms even while using contemporary tools and methods.

Both my maker’s mark and the collector’s were inlaid in gold, enhancing the uniqueness and symbolic value of the piece. The damascus pattern and heat treatment were designed not only for durability, but also to bring aesthetic fluidity and visual impact.

The handle (Tsuka) follows the traditional Japanese style, with stingray skin (Same) beneath a cotton Ito wrap. The Mekugi (peg) was crafted from bamboo, in keeping with historical construction and ensuring secure, authentic assembly.

The fittings include Habaki, Fuchi, and Kashira in copper, alongside brass Seppa. The Tsuba, made of carbon steel, was manually textured and underwent a heat treatment that naturally altered its color, without any artificial paints — a subtle detail that speaks to the relationship between heat, time, and craftsmanship.

The Saya (scabbard) was made of lacquered wood, finished to harmonize with the handle’s tone and complete the sword with understated elegance.

This first sword represents more than the sum of its materials — it marks the beginning of a new chapter in my craft. It's a project built with patience, precision, and deep respect for tradition — values I strive to carry into every blade I make.

I’m sincerely grateful to the technical jury of the Feliz Knife Show for this recognition, and to all who continue to support my journey. May this be the first of many swords — always forged with soul.




Nenhum comentário:

Postar um comentário